quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Ode ao Filho Inexistente


   Ultimamente, até mesmo os prazeres de uma boa noite de sono me abandonaram. Durmo duas horas seguidas, acordo, mais um pouquinho, acordo de novo. Creio que estou criando um novo jeito de dormir: o "sono homeopático". Ou, poderia chamar-se também de "sono Casas Bahia", crediário fácil e em longas prestações. Mas, o sono, para quem escreve, de alguma forma, auxilia. Diz-se que, por estarmos quase no "estado alfa", as resistências "educacionais" do cérebro vão diminuindo e, com isso, a mente fica liberta, mais propensa à criação. Alguns preferem drogas para causarem este efeito. Eu prefiro uma esfuziante xícara de café, com um doce acompanhando.
   Falando em processo de criação (me perdoe algum psicólogo se falei alguma besteira), sinto que a vida nos dá sinais instintivos sobre nosso "processo de existência animal". Por exemplo, Darwin defendia na "Origem das Espécies" que nós, seres humanos, temos atração por sexo e violência. O primeiro seria o instinto de "perpetuação da existência" através dos genes de seus descendentes. E o segundo, pelo instinto de sobrevivência (only the strongest will survive...).  Em mim, nesse momento, sinto que um instinto fale mais forte: o primeiro.
   Acalmem-se, não quero transar com todo mundo. rs Mas, me refiro à "perpetuação da existência". Ao processo paterno. Já tive a honra de ser padrasto. E como na minha adolescência minha relação com o marido de minha mãe ficou longe de ser das melhores, me esforcei pra fazer bem meu papel. Mostrar que o sangue é secundário quando as almas têm afinidade e amor. E apesar dos pesares, passei folgado no teste. Logo, refiro-me a ser pai. Mas, pra ser um bom pai, é necessário de algo "quase" imperceptível: uma boa mãe. rs Aliás, minha mãe, Dona Cleusa, me cobrava um neto. E eu respondia com um princípio básico da genética: "falta a mulher". rs
   Mulheres... o problema das belas mulheres é que sempre paira um "princípio" de loucura. Primeiro, nos enlouquecem com seu encanto. Depois, nos enlouquecem na TPM. rs Mas, não posso reclamar. O "Cara" lá de cima sempre colocou pessoas especiais no meu caminho. Mas, quis o destino, que simplesmente resgatássemos nossos carmas, e de um modo ou outro, seguíssemos outra estrada. Cada um para seu lado. Coisas que só a maturidade e o tempo poderão explicar.
   Estou eu aqui, com quase 40 anos, contando nos dedos que, muitas realizações, como jogar futebol com meu filho, não terei como fazê-lo. E me dou conta que, de alguma forma, estas histórias lúdicas que conto aqui, eu gostaria de contar pra ele. Transmitir a ele as coisas que aprendi com seu Augusto, com o Deco, da banda de rock, ensiná-lo a tocar, de construir um carrinho de lomba, colecionar figurinhas da Copa, montarmos juntos os times de futebol de botão, construir a mesa, cortar a grama, pintar bandeiras dos países e ensinar suas capitais como meu avô Chico, como se faz a barba, como se faz pipoca, como se corta a cortina da avó pra fazer goleira de futebol de botão com redinha, jogar bola na sala, fazer pista de tampicross na praia, criar brincadeiras até o sol se pôr e sentir aqueles pequenos bracinhos se enrolando em meu pescoço. Ou adormecendo em meu peito, de tanto que ferveu. E acordar todo remelento, com toda a pilha, pulando em cima do colchão querendo mais. rs
   Tenho minha linda afilhada Thaíza, a qual, sempre que a encontro, tento passar isso a ela. Quando canso, tento brincar com ela de "imaginação". Sento ela do meu lado, digo pra ela que é legal "imaginar que se está correndo", em vez de correr de verdade. Às vezes, dá certo. Mas logo ela já quer aprontar de novo. rs
   Com o tempo, a filosofia e a religiosidade, aprendi a confiar na "justiça divina". No modo como o universo trabalha e que, muitas vezes, não termos o que desejamos é o maior presente que poderíamos receber. Tentar interpretar as entrelinhas dos acontecimentos e encontrar a lógica no que ocorre. Como já visitei orfanatos, talvez um anjinho daqueles esteja aguardando alguém como eu. Que lhe possa transmitir amor e confiança pra crescer física e espiritualmente. E possamos ser plenos. Tanto ele. Como eu.
   Sobre os amores, já os vivi intensamente, tocando as nuvens e queimando no inferno. E caso uma mulher que tivesse algum interesse de aproximação, sem me conhecer, agora mesmo que sai correndo. rs
   Esta é minha "ode ao filho inexistente". Um modo de transmitir amor ao ser que ainda nem foi gerado. E pode vir a não existir. Mas já é admirado e amado por meu instinto paterno.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário