segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Orgulho de Ser Gaúcho??? (Crônica)





   Há um ano atrás, um "gaúcho" tentou me assaltar numa parada de ônibus. Mesmo ele estando armado, eu reagi e saí ileso desse ataque. Porém, durante os últimos meses, muitos amigos meus não tiveram a mesma sorte. Foram abordados por outros "gaúchos" armados e tiveram os seus pertences levados e suas vidas ameaçadas. 
   Nesse meio tempo, após a tentativa de assalto que eu sofri, uma mulher esperando o filho defronte a uma escola particular foi assassinada em plena luz do dia por dois "gaúchos". Uma médica na sinaleira foi assassinada por outro "gaúcho". Um homem teve seu braço decepado por outro "gaúcho" em pleno centro de Porto Alegre, por ter invadido o "território de assalto". Tivemos um soldado da Brigada Militar também assassinado por outros "gaúchos". Sem contar os corpos decapitados que aparecem seguidamente na periferia.
   Você deve estar se perguntando: onde esse cara que escreve poesia, posta foto dos gatos e coleciona times de botão quer chegar???
   Pois bem, pra quem não sabe, no Século XVIII, a palavra "gaúcho" significava changador, gaudério, ladrão, contrabandista, vagabundo, coureador, desregrado, andejo. Índio ou mestiço, maltrapilho, sem domicílio certo, que andava, de estância em estância, trabalhando em serviços que fossem executados a cavalo. Com o passar do tempo, sobrevivendo às nossas "revoluções" e com a chegada dos imigrantes europeus, o significado de "gaúcho" foi mudando, ganhando contornos positivos e sendo sinônimo de uma sociedade com mais de dez milhões de habitantes, de pessoas trabalhadoras, fraternas, justas, amigas e hospitaleiras. Porém, na era do avanço tecnológico, percebo que todos os valores morais que construímos estão se perdendo. E que os instintos mais brutais de nossa essência estão se espalhando e nos contaminando. E que era considerado "um povo", se tornou inúmeros "feudos" presos a seu egoísmo, vícios e desejos
 imediatistas. 
   Nos últimos 30 anos, após a tão sonhada e ansiosa redemocratização, todos os partidos e tendências políticas passaram pelo poder: direita, esquerda, centro esquerda, centro direita, liberais, conservadores e trabalhistas. E o que aconteceu? Nossas escolas que eram referência, hoje possuem professores desmotivados, reféns de uma legislação de valores invertidos que aniquilou com a meritocracia. A justiça, em vez de buscar o equilíbrio, privilegia a impunidade e ignora a realidade que se forma à sua frente. E os governos, pensando unicamente em releições, jamais tiveram a devida coragem pra cortar na própria carne e encarar as suas limitações. E permitiram que os vícios da sociedade financiassem o crime, o organizasse e lhe desse o poder de decidir quem deve viver ou morrer. 
   Hoje, no nosso querido Rio Grande do Sul, ser trabalhador, solidário e honesto, é motivo de piada. 
   Setembro vem chegando, trazendo com ele a Chama Crioula e a Semana Farroupilha. E com ela, a exaltação de nossa "alma gaúcha". Mas, com tudo o que vem acontecendo, será que temos realmente algo pra nos orgulharmos? Ou será que devemos nos olhar no espelho e ter a coragem necessária pra encarar a Medusa em que nos transformamos como povo?
   Confesso que estou abrindo mão de um grande sonho que sempre tive: o de ser pai. Pois, se eu reagir novamente à ação de um "gaúcho" e não tiver a mesma sorte, não deixarei nenhum órfão com a minha morte.

Cristian Ribas

Nenhum comentário:

Postar um comentário