domingo, 8 de junho de 2014

A Copa do Mundo e a Compota de Pêssego da Minha Avó



   Minha avó sempre tinha uma compota de pêssego guardada. Por mais que eu salivasse, que eu fizesse olhar pidão, suplicasse com olhos lacrimejantes, minha avó ficava insensível às minhas peripécias. Só havia uma coisa capaz de superar qualquer resistência de minha avó, Dona Soely, e fazê-la abrir a compota de pêssego com um grande sorriso e uma satisfação maior ainda: quando recebia visitas.
  Em tempos de redes sociais e aplicativos, estamos perdendo este hábito de visitar os amigos, de recebê-los em casa, de receber afeto e oferecer atenção. Acho que, por esse motivo, que não estamos valorizando os milhares de torcedores que virão para o nosso país assistir a Copa do Mundo.
   Nossa educação é vergonhosa, nossos hospitais são caóticos, os níveis de criminalidade chegam em índices assustadores, nossos presídios estão superlotados, a mobilidade urbana se arrasta devido a falta de investimento no transporte público, entre outros problemas que assolam nossa terra. Mas, eles já estavam aí antes da Copa. Não surgiram por causa da Copa. Sei que Brasília não precisava de um estádio pra 70 mil pessoas, que Goiânia era para estar no lugar de Cuiabá e Belém no de Manaus, e que o Corínthians ganhou um estádio de presente por ser o time do coração do ex-presidente Lula. Sei de tudo isso e de muito mais coisas, como só 3 obras viárias ficaram prontas em Porto Alegre, das 15 começadas. Porém, agora não é a hora de protestar, xingar ou agredir. Esse é o momento de limpar a casa, mesmo não sendo a mais rica ou a mais bela, ajeitar a mesa e oferecer o que temos de melhor.
   Nós, brasileiros, somos o que temos de melhor.
   Acima, segue o vídeo produzido pela FIFA que passará antes de cada jogo que se realizará em Porto Alegre. E vendo essas imagens, me dá um grande orgulho de ser gaúcho. E também, brasileiro.
   Então, vou no supermercado comprar cinco compotas de pêssego, pois vem muita gente boa nesse mês. Vamos curtir esse momento único na história de nossas vidas, pois ele não se repetirá. E será especial.
   Sobre nossos problemas sociais, tem data pra começar a mudança: 05 de outubro. Cabe a nós fazermos nossa parte. Pois os políticos nada mais são que um reflexo do povo que os escolheram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário